Compensação Bancária: o que é e como saber se o seu dinheiro caiu na conta!

A compensação bancária é um processo que ocorre nas operações e é fundamental para o sistema financeiro, porém você sabe como ela funciona? Ela está relacionada ao processamento de transações e define o tempo em que elas vão ocorrer.

O que é e como funciona a compensação bancária?

A compensação bancária é uma etapa do sistema financeiro que determina o tempo que o banco compensará os valores envolvidos em uma operação, seja ela qual for.

Ela determina quando uma transação será concluída e o dinheiro ficará disponível para o beneficiário. A compensação está ligada a diversas operações, sejam elas pagamentos, transferências ou investimentos e cada uma delas possui um prazo diferente para a compensação.

É necessário este prazo para que as instituições analisem e validem os dados e valores das transações, o que ocorre em dias úteis. Além do mais, os bancos precisam seguir um padrão de segurança, estabelecido pelas regras do SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro). O sistema de compensação bancário brasileiro é gerenciado pelo Banco Central (Bacen)

Horários da compensação bancária

A compensação bancária ocorre nos dias úteis (com exceção de transações como o PIX, que são compensadas a qualquer momento), especialmente durante a manhã, nos primeiros horários do expediente bancário.

O Bacen exige que o horário mínimo de atendimento ao público pelos bancos seja de 5 horas diárias ininterruptas, com atendimento obrigatório entre 12h e 15h.

Tipos de compensação bancária

  • DOC
    Documento de Ordem de Crédito – é uma transferência bancária que possui como limite por transação o valor máximo de R$4.999,99, e ocorre geralmente de um dia para o outro, no próximo dia útil (D+1).
  • TED
    Transferência Eletrônica Disponível – Diferente do DOC não tem restrição de valor. Se a transação for feita até às 17h, o dinheiro cai na conta no mesmo dia, e se realizada após o horário comercial, o valor fica disponível no próximo dia útil (D+1).
  • PIX
    Normalmente o valor entra instantaneamente a qualquer hora do dia ou da noite, porém tem alguns limites no horário noturno. Diferente do DOC e TED ele é isento de taxas.
  • BOLETO
    O boleto é um meio de pagamento mais demorado, pode levar até 72h úteis para ocorrer (3 dias úteis).
  • Cartão de crédito e débito
    A compensação bancária dos cartões de crédito e débito podem ocorrer no mesmo dia, o prazo é D+0 e até D+1, porém quanto menor o prazo, maior será a taxa cobrada sobre o recebimento do valor.

Como saber se o pagamento foi compensado?
Além de atentar-se aos prazos, você pode verificar em seu e-mail se há uma confirmação da transação e é possível consultar o seu saldo através do aplicativo do seu agente bancário. Na GLIA, não apenas oferecemos taxas transparentes e personalizadas para impulsionar o seu negócio, mas também garantimos que você tenha controle total sobre suas transações. Através do Portal GLIA pay, você terá acesso a todas essas informações, incluindo a visualização das taxas. Venha se juntar a nós e descubra por que somos a melhor escolha para o empreendedor do mundo das duas rodas!

WebMaster

WebMaster

@GLIApay nas redes sociais!
Populares

Fique por dentro de tudo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades GLIA pay.

Posts relacionados